Artigo

Como o CLP está ajudando a conter o covid-19

Tadeu Barros
é diretor de Operações do CLP e ex-Secretário Especial de Planejamento e Orçamento do Estado de Alagoas
S
Tadeu Barros
é diretor de Operações do CLP e ex-Secretário Especial de Planejamento e Orçamento do Estado de Alagoas

Se, por um lado, a iniciativa privada tenta se reinventar perante a crise imposta pelo covid-19, por outro, o setor público tem a oportunidade de se firmar como agente transformador do processo de retomada das atividades social e econômica no cenário pós-pandemia.

Vivemos um momento único nesta década que se inicia. Em vários sentidos, o ano de 2020, com a grave pandemia de covid-19 que se espalha, estará marcado na história da humanidade. Os desafios a nós impostos demandarão um exercício de revisão não apenas de nossas instituições, mas também, em especial, do modo em que vivemos em comunidade.

Em momentos como este, o Poder Público precisa mostrar a que veio, e assumir a liderança e o protagonismo da situação, buscar informação, realizar um bom diagnóstico, administrar de maneira eficiente as pessoas e os recursos, mas acima de tudo, ser transparente com os cidadãos do  município.

Nesse contexto, desde o início da pandemia, o Centro de Liderança Pública (CLP) tomou medidas para conter o avanço da crise, com o objetivo de garantir a saúde, a renda e os empregos da população brasileira. Aos gestores públicos, oferecemos boas maneiras de se posicionar, como guias, estudos e indicações a fim de superar a crise. Lançamos, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), um curso que apresenta o passo a passo de como liderar em tempos de crise. O conteúdo tem uso prático para que lideranças consigam navegar pela crise, servindo como um repositório de apoio e suporte para o enfrentamento da instabilidade ocasionada pelo coronavírus.

Reconhecer o trabalho de quem dedica boa parte de sua vida em prol dessa transformação também é uma forma de promover a mudança e inspirar outros gestores a investir em iniciativas com esse propósito. Essa foi a premissa do “Programa de Retomada Municipal”, lançado em parceria com a Gove, que reuniu boas práticas para auxiliar à época os municípios que reabriram seus comércios locais.

Criamos ainda o Ranking Covid-19 dos Estados, que tem o propósito de mitigar as perdas de competitividade dos Estados brasileiros perante o coronavírus com base em evidências. Mais do que isso, o levantamento orienta a tomada de decisão dos governos por meio de dados coletados do Ministério da Saúde, da Fiocruz e do Open Knowledge Brasil.

Ao mesmo tempo, engajamos a população mediante painéis virtuais com políticos, parceiros e servidores públicos que estão na linha de frente do combate à pandemia – paralelamente a isso, também por meio de newsletters e podcasts com especialistas no tema.

Além disso, construímos, em conjunto com vários atores, uma agenda econômica, trabalhada com o Congresso Nacional, que visa à redução de privilégios da elite do funcionalismo público e à contenção de gastos da administração. O novo coronavírus é um adversário a ser vencido com bom senso, empatia, equilíbrio e união. Quando a crise terminar – sim, ela vai terminar –, o mundo será outro, a vida será outra. E, diante do enorme desafio que o pós-crise nos reserva, certamente contaremos com a união em torno de propostas capazes de recuperar a capacidade produtiva da economia do Brasil.

Nessa conjuntura, em parceria com diversos especialistas e  instituições, coordenamos o lançamento do #UnidosPeloBrasil, um movimento de incidência política que propõe uma agenda de curto prazo para as retomadas do emprego, da renda e do crescimento sustentável no País, a partir de três pilares: reformas estruturais, combate às desigualdades e crescimento sustentável.

O CLP está fazendo a sua parte. Com união, construiremos um Estado mais justo, democrático, eficiente e capaz de entregar melhores serviços públicos para a população.

Os artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da PB. A sua publicação tem como objetivo privilegiar a pluralidade de ideias acerca de assuntos relevantes da atualidade.

receba a nossa newsletter
seta