Juventudes Potentes

30 de novembro de 2023

P

Promover a inclusão produtiva dos jovens na cidade de São Paulo, esse é o propósito da iniciativa Juventudes Potentes, que integra o movimento internacional Global Opportunity Youth Network (GOYN), uma aliança formada por jovens, empresas, governos, organizações da sociedade civil e especialistas liderada mundialmente pelo instituto norte-americano Aspen. 

Por meio da criação de oportunidades e da valorização do potencial juvenil, o programa tem como objetivo incluir 100 mil jovens-potência em posições dignas de trabalho ou de empreendedorismo até 2030. O público-alvo é formado por pessoas de 15 a 29 anos que enfrentem as desigualdades sociais e o racismo sistêmico, responsáveis por dificultar os estudos e o ingresso profissional.

Na capital de São Paulo, existem 2,57 milhões de indivíduos nessa faixa etária. Desses, 765 mil correspondem ao perfil de jovens-potência, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE. Frente a essa realidade, o projeto tem se dedicado a criar conexões entre as próprias iniciativas e o setor empresarial para a contratação de talentos em várias áreas.  

As ações são pautadas no desenvolvimento de iniciativas empreendedoras da periferia para a periferia, bem como na valorização da educação e no estímulo à modernização do ensino, além de viabilidade de acesso ao mercado de trabalho no direcionamento dos jovens para carreiras digitais e investimento na infraestrutura e na conectividade das periferias.

Para saber mais, participar ou apoiar, acesse: https://juventudespotentes.org.br/

Aline Carvalho Divulgação
Aline Carvalho Divulgação
receba a nossa newsletter
seta