Ensaio

Notas dão ritmo à vida

Gabriela Almeida Christian Parente

Acostumados a conviver com a carência da periferia, jovens moradores da favela de Heliópolis, em São Paulo (SP), e do bairro do Coque, em Recife (PE), veem o sonho de tocar um instrumento tornar-se realidade. Isso porque entidades do terceiro setor se dedicam a levar o ensino de música a essas comunidades. “Música que transforma a vida”, reportagem e ensaio de fotos publicados na edição #454 (outubro-novembro/2019) retratam iniciativas dedicadas à educação musical. Alguns dos projetos retratados envolvem nomes consagrados, como os maestros João Carlos Martins, Isaac Karabtchevsky e Silvio Baccarelli (1931-2019). A reportagem, de Guilherme Meirelles com fotos de Christian Parente, mostra ainda o Centro Cultural Baia dos Vermelhos, uma área de 150 mil metros quadrados, em plena Mata Atlântica, em Ilhabela (SP), onde há festivais de música erudita, e também em Suzano (SP) e Recife (PE).

“Já atingimos mais de 16 milhões de pessoas com concertos em praças, favelas e teatros”

João Carlos Martins, pianista aposentado e criador do projeto “A Música Venceu”

“A música é como mergulhar com uma bigorna. Posso soltá-la e voltar para a superfície ou continuar afundando com ela. Quanto mais afundo, mais fico fascinado.”

Antonino Tertuliano, 25, contrabaixista pernambucano, iniciou na Orquestra Criança Cidadã e hoje é bolsista da Escola de Música Buchmann-Mehta, em Tel Aviv

“Comprei minha primeira viola com ajuda do instituto. Entrei aos dez anos no coral e, hoje, ainda moro na comunidade, toco na orquestra, faço faculdade de Música e dou aulas para crianças.”

Nicole Correia Martins, 29 anos, da Orquestra Heliópolis Sinfônica

Gabriela Almeida Christian Parente
Gabriela Almeida Christian Parente