A atuação da maior empresa do país frente aos desafios da transição energética, em meio ao cenário econômico nacional, é o foco da entrevista com a pesquisadora Drielli Peyerl, concedida com exclusividade ao Canal UM BRASIL, parceiro da Problemas Brasileiros.
Pouco mais de duas décadas depois de alcançar a autossuficiência em petróleo, a petrolífera brasileira se vê em meio a um dos grandes dilemas da sua história de 70 anos: liderar o processo de transição energética do Brasil – o que implica aspectos como não aumentar ainda mais a participação do recurso fóssil na matriz energética do país até mudar seu nome próprio nome, ainda atrelado à exploração de petróleo. O futuro da empresa e, de certa forma, da economia brasileira, dependem do resultado dessa transformação.
Segundo a entrevistada, a transição energética, principalmente dos combustíveis fósseis para os renováveis, está fazendo com que várias empresas, principalmente de petróleo, comecem a mudar sua característica principal – deixando de ser produtora – e investindo mais em renováveis.
Confira a entrevista na íntegra: