Empreendedorismo engenhoso

18 de agosto de 2023

A

A head de Gente da Stone, Fernanda Teich, participou de um debate ao lado do diretor de Rede, Planejamento Estratégico, Gestão de Receitas e Alianças da Azul Linhas Aéreas, André Mercadante Américo, promovido pelo Canal UM BRASIL em parceria com a BRASA em Casa, a maior associação de brasileiros estudantes no exterior.

Um dos temas da discussão foi o fato de que, em um país com as dimensões do Brasil e tantas demandas em busca de soluções, o empreendedor brasileiro torna esse ambiente ainda mais distinto. Segundo Fernanda, “o povo está tão acostumado a lidar, diariamente, com problemas das mais diversas esferas que a adaptação, o jogo de cintura, a flexibilidade e a redefinição de estratégias são características enraizadas”. Ela reforça, ainda, que “nós conseguimos avaliar um problema por várias óticas diferentes. Somos também um povo que gosta muito de trabalhar. Essa combinação é poderosa”.

“Aqui, há espaço para ‘nadar de braçada’. Temos oportunidades, gente competente e espaço para crescer.” (André Mercadante Américo, diretor de Rede, Planejamento Estratégico, Gestão de Receitas e Alianças da Azul Linhas Aéreas)

Já de acordo com Américo, “o maior potencial de ganho que temos ao estarmos inseridos no nosso contexto único é que somos uma nação de muitas oportunidades. Cada um dos problemas dos quais reclamamos no dia a dia é, na verdade, uma chance de concretizar uma entrega melhor. No cenário macro, também testamos muitas coisas. A nossa natureza é de altos e baixos, então, somos especialistas em nos adaptarmos às situações e tirar o melhor proveito delas. Está no nosso DNA”, afirma.

Para Fernanda, as condições de empreendedorismo no Brasil também têm características distintas, como a quantidade de pessoas com potencial de empreender e instituições voltadas a fomentar isso, bem como menor concorrência em comparação a nações mais desenvolvidas. “Quando você se propõe a resolver um problema nos Estados Unidos, por exemplo, há mais de uma dúzia de empresas que já conseguiram captar recurso e estão bem mais adiantados. Aqui, há espaço para ‘nadar de braçada’. Temos oportunidades, gente competente e espaço para crescer.”

Assista, no vídeo a seguir, à entrevista na íntegra.

Redação PB Débora Faria
Redação PB Débora Faria