FecomercioSP cria canal para contribuintes

13 de abril de 2022

A FecomercioSP criou um canal digital para facilitar envio de reclamações, sugestões e denúncias pelos contribuintes sobre legislação tributária paulista. As mensagens serão encaminhadas pela assessoria técnica ao Codecon (Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte), com a proposta de estreitar o relacionamento em busca de soluções. O órgão estadual está sediado na própria Entidade, sendo presidido por ela desde a sua criação, para proteger o contribuinte do exercício abusivo do poder de fiscalizar e atuar em defesa dos seus direitos.

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A cobrança de tributos é uma obrigação fixa para o empresário. São diversos impostos e taxas independente da atividade econômica desempenhada, com inúmeras obrigações acessórias, e a incidência de multas e juros altíssimos em caso de atraso do pagamento. Como o sistema tributário é alvo constante de críticas e reclamações por causa da complexidade e da alta carga, e diante da necessidade de aproximação da relação entre fisco e contribuinte, a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) resolveu criar o Balcão do Contribuinte – um ambiente virtual que permite enviar queixas, sugestões, denúncias e reclamações em relação ao Fisco estadual.

Após o recebimento da manifestação, o conselho analisará a pertinência diante dos requisitos exigidos pela Lei n° 939/03, que instituiu o código de direitos, garantias e obrigações do contribuinte no Estado de São Paulo e incluirá o assunto na agenda de discussões, em que serão avaliadas as ações necessárias à demanda. Atualmente, os principais questionamentos recebidos pelo Codecon/SP se referem a ICMS, IPVA e ITCMD, além de outras taxas cobradas no Estado. Do mesmo modo, orientar sobre procedimentos para apuração de faltas contra o contribuinte, em razão do cometimento de ilegalidades ou abuso de poder ou para defesa de seus direitos. O órgão continuará acolhendo manifestações. O que muda é que, a partir de agora, ele também está adaptado ao mundo digital.

Como o sistema tributário é alvo constante de críticas e reclamações por causa da complexidade e da alta carga, e diante da necessidade de aproximação da relação entre fisco e contribuinte, a FecomercioSP resolveu criar um ambiente virtual que permite enviar queixas, sugestões, denúncias e reclamações em relação ao Fisco estadual.

Assim, a Federaçãose propõe a agilizar as etapas do atendimento e facilitar o contato entre pessoas físicas e jurídicas com a administração pública estadual. Além do formulário eletrônico, será necessário o envio de algumas informações sobre o autor do procedimento e a descrição do problema, além de anexar os documentos que comprovem a materialidade da manifestação. Será preservado o sigilo de seus negócios, documentos e operações, exceto nas hipóteses previstas na lei.

Para acessar o Balcão do Contribuinte online, é só clicar aqui ou ir direto ao endereço da página: fecomercio.com.br/balcao-do-contribuinte.

Redação PB Paula Seco
Redação PB Paula Seco