A história da revista Problemas Brasileiros (PB) atravessa 450 edições dedicadas ao debate das transformações do País.
O site da PB, lançado em 2020, segue a premissa editorial da publicação criada em 1963: prestigiar a análise dos fatos e seus desdobramentos socioeconômicos e culturais. Para atender a esse objetivo, procura ouvir especialistas de diversas esferas do conhecimento sem deixar de retratar a realidade de anônimos que protagonizam a história brasileira de todos os dias.
Criada pelo Sesc-SP e Senac-SP em 1963, a PB é atualmente uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). A revista joga luz a questões triviais ligadas à política e à economia. E mantém espaço para questões essenciais nas áreas da educação, segurança pública, saúde, cultura e esporte, sustentabilidade e inovação. Sendo o comportamento da sociedade outra frente de análise.
Com periodicidade bimestral, a PB foi a vencedora do Prêmio Aberje em 2019, na categoria Mídia Impressa, pode ser encontrada nas melhores bancas e livrarias de todo o País, assim como em bancas digitais.
Em um momento de declínio das mídias impressas, a PB teve de se reinventar para revigorar sua tradição. Por intermédio de uma iniciativa da FecomercioSP, desde 2016 a revista vem sendo modernizada.
O reposicionamento no mercado editorial seguiu os seguintes objetivos:
traduzir a maturidade da PB em uma abordagem jornalística sem compromissos ideológico ou partidário, privilegiando a diversidade e a pluralidade de ideias;
interagir com novos públicos em especial o leitor jovem universitário (18 a 25 anos);
promover debates com parceiros relacionados a temas trabalhados nas páginas da revista.