Qualificação profissional

10 de outubro de 2023

A

A qualificação profissional e os desafios a serem enfrentados pelo Brasil e pelo mundo diante de uma realidade cada vez mais digital e dinâmica são os temas da quarta edição do Café Sem Filtro — evento mensal realizado pelo Conselho de Economia Empresarial e Política da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
 
A próxima edição do encontro virtual, que está marcada para amanhã, 11 de outubro, às 9h, terá como convidados o vice-presidente da FecomercioSP, Ivo Dall’Acqua Júnior; o presidente do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da FecomercioSP, José Pastore; e o economista e professor no Insper, Naercio Menezes Filho. Além deles, também participarão Antonio Lanzana e Paulo Delgado, copresidentes do conselho da Entidade.

Ao abordar o tema em entrevista exclusiva à Problemas Brasileiros, Menezes Filho diz que “os trabalhadores têm pouca habilidade de leitura e escrita, cálculos, ciência — e isso desde o ensino fundamental até o médio. E completa: “É uma falta de preparo básico para a vida, que está muito distante da própria demanda digital. Se o problema fosse apenas digital, ainda daria para pensar em treinamentos, capacitações, mas a dificuldade é de ordem mais básica do que isso”.
 
Os especialistas vão discutir as políticas públicas que precisam ser pensadas para fazer frente ao desafio de capacitar os trabalhadores e diminuir o gap de formação no Brasil. Além disso, apresentarão iniciativas de sucesso promovidas pelo setor privado e exemplos de países que têm avançado na requalificação, bem como as perspectivas discutidas na Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

“Os trabalhadores têm pouca habilidade de leitura e escrita, cálculos, ciência — e isso desde o ensino fundamental até o médio.” Naercio Menezes Filho, economista e professor no Insper

Com a transformação digital, as empresas apostam cada vez mais na recapacitação constante dos colaboradores, inclusive por meio de instituições de ensino próprias, buscando aproximar os profissionais da realidade prática das funções e suprimindo uma desconexão comum entre o setor educacional e o privado. Apesar de louvável, esse movimento não resolve o desafio de qualificação e requalificação das pessoas que estão fora do mercado de trabalho formal — e cuja tendência é serem ainda mais excluídas frente à digitalização das atividades econômicas. Trata-se de um dilema que torna essa discussão fundamental para pensar a realidade do mercado de trabalho atual e futuro.


O evento, aberto ao público, poderá ser acompanhado pelo YouTube da Federação. 

Para receber o link de acesso, é necessário fazer a inscrição pela página do Café Sem Filtro no site da FecomercioSP.

Redação PB Débora Faria
Redação PB Débora Faria