O aluno que busca se internacionalizar não precisa atravessar um caminho árduo para desfrutar completamente da experiência, tampouco deve enxergar o intercâmbio acadêmico como um isolamento fora de comunidades locais.
O empreendedor Higor Cerqueira, presidente-fundador da Associação Nacional dos Estudantes e Pesquisadores Brasileiros em Portugal, criou a startup Estude em Portugal, que permite a interessados em estudar na Europa conhecer as instituições, os grupos de brasileiros e as formas de ingresso utilizando a comunicação instantânea e atrativa ao público jovem, sobretudo em redes como o TikTok, por exemplo.
Em entrevista ao UM BRASIL, uma realização FecomercioSP, ele conta que percebeu, por meio da associação que criou, que não apenas os brasileiros em Portugal, mas também os estudantes no Brasil, precisavam de algum tipo de suporte para atravessar todas as etapas de seleção, que não são iguais às nossas.
“Um dos objetivos era explanar os avanços em termos de políticas entre Brasil e Portugal, sobretudo em relação aos protocolos internacionais que regularizam o Estatuto do Estudante Internacional, bem como o seu ingresso na União Europeia (UE). O primeiro grande benefício é que dá para ingressar com a nota do ENEM [Exame Nacional do Ensino Médio] em mais de 50 universidades portuguesas”, explica.
A entrevista faz parte da série UM BRASIL e BRASA EuroLeads – um novo olhar sobre o Brasil, com apoio da Revista Problemas Brasileiros (PB).
As opiniões expressas neste vídeo não refletem, necessariamente, a posição do Canal UM BRASIL.