Pensar a realidade

09 de novembro de 2020

Lançado em 2020, o site da revista Problemas Brasileiros nasce da mesma essência que sua versão impressa: ênfase nas análises sobre os desdobramentos socioeconômicos, políticos e culturais mais atuais e relevantes. Com linguagem ágil, adaptada ao meio digital, reúne visões de especialistas de diversas áreas do conhecimento, contemplando narrativas dos mais diferentes setores da sociedade brasileira.

E

Espelhando-se na revista Problemas Brasileiros, o site da PB firma parcerias com analistas em colunas fixas, como é o caso dos estudiosos do King’s College London e de professores de instituições nacionais de referência, na coluna “Ciência Política”.

Terça-Feira: Daniel Buarque

Quinzenalmente, o jornalista Daniel Buarque aborda questões políticas e econômicas do Brasil, com o objetivo de promover discussões culturais, de negócios e sobre a gestão governamental. Buarque é pesquisador no programa de doutorado em Relações Internacionais do Brazil Institute, do King’s College London (KCL), e do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP).

Quarta-feira: Ciência Política

Falar sobre política – em suas mais variadas vertentes – de maneira descomplicada é o desafio semanal de seis professores, que se revezam semanalmente, cujos textos alcançam temas como cultura, sociologia política, partidos, poderes e personagens públicos.

A coluna foi inaugurada com o artigo “Ciência Política: um coletivo de reflexões”, de Humberto Dantas, que é doutor em Ciência Política pela USP e pesquisador da Fundação Getulio Vargas (FGV). No espaço, revezam-se mais cinco especialistas: Graziella Testa (doutora em Ciência Política pela USP e professora da Escola de Políticas Públicas e Governo da FGV), Helga Almeida (doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco), Bárbara Dias (doutora pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos e, em Paris, faz estágio de pós-doutorado e é pesquisadora na Universidade de Tours, também na França), Paulo Peres (doutor pela USP e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e José Mário Gomes (doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco, é docente da Universidade Católica de Pernambuco).

De fora para dentro: King’s Brazil Institute

A coluna “De fora para dentro” estreou com o artigo “Descolonização do currículo universitário”, de Vinicius Mariano de Carvalho, diretor do King’s Brazil Institute (KBI), do King’s College London. O espaço terá outros seis articulistas, que vão se revezar quinzenalmente, buscando “promover diálogo com as realidades epistêmicas múltiplas e ricas que provêm do Brasil, sem se posicionar apenas como observador externo, mas como participante de debate amplo e plural”, define Carvalho. Segundo nota publicada, no site do KBI, sobre a colaboração que se estende à versão impressa da PB, “espera-se que esta parceria mutuamente benéfica promova as ideias e pesquisas desenvolvidas por funcionários e alunos de doutorado do KBI para um público mais abrangente no Brasil e, consequentemente, contribua para as análises e debates sobre questões brasileiras”.

Gabriela Almeida Paula Seco
Gabriela Almeida Paula Seco

Notice: Undefined index: newsletter in /home/revistapb/public_html/wp-content/themes/revista-pb/partials/layout-newsletter.php on line 1
receba a nossa newsletter
seta