UM BRASIL é uma realização da FecomercioSP que, por meio desta plataforma, excede as discussões relativas à sua atuação e ocupa, também, o campo das ideias, ao discutir os rumos do País, seus problemas e soluções. Para isso, desde 2014 conversa, de forma propositiva, com especialistas de diferentes esferas do conhecimento, dispostos a analisar e contribuir com as transformações do Brasil.
Os temas abordados nas entrevistas são igualmente amplos. Da gestão pública ao combate à corrupção, da qualidade da democracia à necessidade de modernização do Judiciário, da desigualdade ao cenário internacional, o UM BRASIL transpassa temas caros à toda sociedade.
A nona edição do Livro UM BRASIL reúne uma série de entrevistas feitas ao longo de 2022. A publicação já está disponível em formato digital, gratuitamente, no site do Canal. Em formato físico, ele também será distribuído em bibliotecas, instituições de ensino, empresas e em eventos – como o BRASA Euroleads 2023, que acontecerá em Lisboa, Portugal, no mês de março.
No ar há nove anos, com um acervo que já conta com mais de 500 entrevistas, o Canal UM BRASIL, dessa vez, explora os dilemas brasileiros em meio à complexidade global contemporânea, marcada pela guerra na Ucrânia, pelas disputas geopolíticas entre China e Estados Unidos e, no cenário das trocas internacionais, pela atração que o País tem recebido por causa do seu potencial verde.
Entram nesse bojo ainda debates nacionais importantes que aconteceram durante o ano passado, como o peso da responsabilidade fiscal do governo – que surgiu na esteira das discussões sobre o teto de gastos durante a campanha eleitoral –, os rumos do Brasil no ano do bicentenário da sua independência e a expansão do ESG no ambiente de negócios.
É por isso que estão no livro nomes como o das historiadoras Heloisa Starling e a portuguesa Isabel Corrêa, do filósofo Eduardo Giannetti, do economista Marcos Mendes, do pesquisador John Howkins – que desenvolveu o conceito Economia Criativa, da especialista em diversidade Fran Winandy, entre outros.
“Discutimos a necessidade de rearranjos em todas as esferas da sociedade organizada. Falamos sobre desigualdades, eficiência dos gastos públicos, importância da educação política, sustentabilidade, economia criativa e inovação, geopolítica, etarismo e oportunidades que se aproximam com a nova realidade do metaverso”, pontua Guilherme Baroli, diretor de conteúdo do UM BRASIL.
O lançamento conta, ainda, com um ensaio inédito do jornalista Jaime Spitzcovsky sobre as turbulências pelas quais passam as sociedades e um editorial assinado pelo presidente da FecomercioSP, Abram Szajman, elencando propostas para o futuro do Brasil.
“Eis o propósito que permeia a representação empresarial na sua essência: entender as necessidades de um País e propor uma agenda positiva com alternativas viáveis à construção de um futuro mais justo”, reflete Szajman ao falar da ideia do Canal.