A imagem do Brasil no exterior

20 de julho de 2021

O Canal UM BRASIL e a revista PB, ambas iniciativas FecomercioSP, veiculam, até novembro, a série Brasil Visto de Fora, entrevistando brasilianistas e pesquisadores espalhados por universidades e think tanks de todas as partes do mundo.

O

“O desafio principal é sobre como construir um consenso político estável”, alerta Marshal Eakin em entrevista ao Canal UM BRASIL, sobre o presente contexto do País. A conversa com o professor da Universidade Vanderbilt (Estados Unidos), historiador da América Latina e especialista em história do Brasil, marcou a estreia da série especial Brasil Visto de Fora, iniciada em abril. Os conteúdos são desdobrados em podcasts e textos no site da PB.

Eakin é autor do livro Becoming Brazilians: Race and National Identity in Twentieth-Century Brazil (Cambridge Press, 2017), ainda sem tradução para o português. Ele argumenta que a atual polarização da sociedade brasileira permite observar um novo momento da formação da nossa identidade nacional, a qual está em disputa por grupos diferentes. Segundo o especialista, foi assim também durante o regime militar, quando havia uma luta pela posse e pela narrativa em torno dos símbolos nacionais.

Até novembro, os internautas poderão acompanhar novos debates com estudiosos e acadêmicos brasilianistas de centros de estudos, think tanks e universidades de todo o mundo, em busca de caminhos e interpretações para o Brasil. Pautada por abordagens que rondam as esferas da economia, da política, da segurança pública e da identidade nacional, a série já disponibilizou quatro entrevistas. Ao todo, serão oito conteúdos publicados, de forma intercalada, no Canal UM BRASIL e no podcast da PB.

A conversa mais recente foi com Allison Fedirka, diretora de Análise da consultoria norte-americana Geopolitical Futures, sobre os caminhos que o Brasil pode tomar para realmente se tornar um país desenvolvido.

Nos episódios anteriores, Roberto Khatlab, diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina da Universidade Saint-Esprit de Kaslik (Usek) e pesquisador no Centro de Estudos da Emigração Libanesa da Universidade Notre Dame-Louaize (NDU), ambas no Líbano, comenta as interações bilaterais entre Brasil e Líbano; enquanto a diplomata Irene Vida Gala fez uma análise sobre as relações comerciais e culturais entre o Brasil e a África.

A temporada, que estreou em abril, conta com mediação do jornalista Daniel Buarque, colunista da PB e da Rádio CBN, além de doutorando no Brazil Institute do King’s College, em Londres, na Inglaterra, com pesquisa sobre a imagem do País no exterior.

A série Brasil Visto de Fora conta com o apoio cultural da revista piauí.

ACOMPANHE

Para acompanhar a série de entrevistas, acesse o Canal UM BRASIL, os episódios do nosso podcast e a página com todos os conteúdos reunidos.


Gabriela Almeida Paula Seco
Gabriela Almeida Paula Seco
receba a nossa newsletter
seta