Brasileiros notáveis

23 de dezembro de 2025

Q

Quatro brasileiros com trajetórias singulares, unidos pela vocação pública e pelo compromisso com o desenvolvimento nacional. Um empresário, um jurista, um físico e um sociólogo. Em comum, contribuições marcantes para a formulação de políticas públicas com impactos social e econômico.

Abram Szajman, Ives Gandra da Silva Martins, José Goldemberg e José Pastore são os protagonistas da primeira temporada do projeto Notáveis, uma iniciativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) dedicada a preservar, valorizar e compartilhar as experiências, as memórias e as contribuições de personalidades marcantes para as realidades socioeconômica, jurídica, cultural e intelectual do Brasil.

Assim como uma nação é construída de personagens e suas trajetórias, jogar luz sobre a maneira como o legado dessas pessoas visionárias influencia as gerações seguintes é um dos focos do projeto, que oferece um olhar aprofundado sobre temas como liderança, inovação e superação no ambiente empresarial.

A iniciativa visa retratar o impacto dessas quatro lideranças em seus respectivos campos de atuação, evidenciando não apenas as suas conquistas profissionais, mas também os desafios enfrentados e os princípios que as conduziram. Trata-se de um mergulho nas histórias de vidas inspiradoras que ajudaram a moldar o País, retratando as suas experiências, os valores, as memórias e a contribuição para o desenvolvimento do Brasil.

Por causa do trabalho e da representatividade que tiveram, e ainda têm, ao longo de suas trajetórias — cargos ocupados, projetos liderados, instituições criadas etc. —, os Notáveis são testemunhas oculares da história nacional. Conviveram com praticamente todos os presidentes da República e governadores do Estado de São Paulo nas últimas décadas, além de ministros, secretários, personalidades e artistas. Além disso, os seus próprios percursos também se cruzaram na FecomercioSP, como presidentes de conselhos, sob o convite e a batuta do presidente Abram Szajman.

Amplo alcance

Em meados de 2025, entrou no ar o hotsite de pré-lançamento do Notáveis, que antecipou ao público uma amostra dos conteúdos que compõem a iniciativa, bem como o perfil no Instagram (@projeto_notaveis), que também veiculou fotos, vídeos e curiosidades dos biografados.

O próximo passo será o lançamento de uma plataforma digital complementar, pensada para ampliar o acesso ao conteúdo e democratizar a sua disseminação. Esse ambiente virtual reunirá um acervo exclusivo, com vídeos inéditos, fotografias e documentos pessoais e históricos, além das entrevistas completas realizadas para a produção editorial. É um convite ao público para uma experiência imersiva, transformando as trajetórias dos biografados em fontes vivas de memória, pesquisa e valorização do setor produtivo brasileiro.

Serão lançados, ainda, quatro livros biográficos assinados pelo jornalista e escritor Jorge Okubaro. Dezenas de entrevistas foram realizadas ao longo dos últimos dois anos, tanto com os Notáveis, como com outras personalidades e familiares, para traçar o perfil mais completo e fidedigno dos biografados. O primeiro dos quatro livros e a plataforma digital estão programados para serem lançados em dezembro deste ano.

Com o Notáveis, a FecomercioSP reafirma o seu papel como curadora de conteúdos de excelência acerca da cultura empresarial nacional, ampliando a presença no campo editorial. A Entidade é responsável por projetos como a Revista Problemas Brasileiros (PB) — com mais de seis décadas dedicadas à reflexão sobre os grandes desafios estruturais do País — e o Canal UM Brasil, uma plataforma multimídia composta por entrevistas, debates e documentários com figuras de destaque dos meios acadêmico, intelectual e empresarial.

Por trás das câmeras

Uma equipe formada por editores, produtores, jornalistas, pesquisadores, designers, fotógrafos e cinegrafistas trabalha nos bastidores para levar ao público o projeto Notáveis, que registrou 67 entrevistas e 45 horas de gravações. Foram diversas visitas à sede da FecomercioSP e a unidades do Sesc e do Senac — como o Centro Universitário Senac de Santo Amaro, o Senac São Miguel Paulista e o Sesc 14 Bis —, além de sessões de pesquisas de fotos e documentos realizadas no Sesc Memórias e no Centro de Memórias Senac.

Estádio do Morumbi, Igreja Nossa Senhora do Brasil, USP e a sede da Orquestra Sinfônica de Heliópolis, localizada no Instituto Baccarelli, na comunidade de Heliópolis, foram alguns dos cenários paulistanos utilizados para as gravações das entrevistas. Dentre os entrevistados, personalidades renomadas dos universos da política, da cultura, da advocacia e da academia, como Antônio Penteado Mendonca, José Roberto Mendonça de Barros, Luiz Flavio Borges D’Urso, Michel Temer, Júlio Medaglia, Fabio Pietro e João Carlos Martins, além de Bernardo Cabral, Ignacio de Loyola Brandão, Eduardo Gianetti e Isaac Karabtchevsky, entre outros.

Histórias cruzadas

A primeira temporada de Notáveis apresenta quatro personagens que se cruzaram ao longo das décadas na trajetória institucional da FecomercioSP: Abram Szajman, empresário e presidente da Federação; Ives Gandra da Silva Martins, jurista e pensador do Direito; José Goldemberg, físico; e José Pastore, sociólogo e referência em estudos das relações do trabalho. Quatro brasileiros com percursos singulares, unidos por uma mesma vocação pública e pelo compromisso com o desenvolvimento do País.

Abram Szajman: o empresário é considerado um dos homens de negócios mais bem-sucedidos e influentes do Brasil, sendo fundador da Vale Refeição (VR), empresa de referência no mercado de refeições conveniadas. Como presidente da FecomercioSP, ampliou a representatividade dos setores de Comércio, Serviços e Turismo. À frente do Conselho Regional do Sesc e do Senac no Estado de São Paulo, garantiu a expansão das atividades de ambas as instituições, reconhecidas pela eficiência e pela qualidade.

Durante a gestão de Abram, houve a afirmação da imagem, da credibilidade e da reputação da Federação, que passou a ser mais reconhecida, ouvida e respeitada perante a imprensa, os empresários e a opinião pública. Contundente apoiador da modernização do Estado, defendeu os princípios da economia de mercado, a liberdade para empreender, a simplificação tributária, a redução da burocracia, a abertura comercial, o tratamento diferenciado para Pequenas e Médias Empresas (PMEs), a modernização das leis trabalhistas (com a preservação de direitos e garantias), e uma agenda de reformas estruturais focadas em mais eficiência estatal e melhoria dos serviços públicos. Sob sua condução, a Entidade incumbiu-se de uma agenda de pleitos fundamentais para o ambiente de negócios, contribuindo com a formulação da Constituição de 1988; a elaboração da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa; as criações do Simples Nacional, do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); a extinção da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF); e as reformas da Previdência e Tributária.

José Pastore: sociólogo e professor, é um dos fundadores da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além de ser referência em pesquisas no campo trabalhista. De olhar sereno, voz calma e pausada, Pastore é a prova viva de que não é preciso perder a ternura para marcar o nome na história. Como sociólogo, professor, formulador de políticas públicas e criador de instituições de pesquisa, o paulistano do bairro da Lapa é um dos intelectuais mais relevantes do Brasil.

Formado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), foi professor na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP), onde realizou diversas pesquisas nas áreas de Relações do Trabalho e de Desenvolvimento Agrícola. Os conhecimentos adquiridos em anos de estudo levaram Pastore a colaborar em projetos da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente no Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A sua outra paixão, a música clássica, levou-o a integrar os conselhos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e do Instituto Baccarelli. É presidente do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da FecomercioSP.

José Goldemberg: um dos cientistas mais influentes do mundo, ganhou notoriedade pelas suas pesquisas nos campos da física nuclear e da energia. A vida do físico e professor gaúcho José Goldemberg daria um filme digno de Oscar. As suas pesquisas em física nuclear, energia, planejamento energético e meio ambiente renderam notoriedade mundial.

Exerceu importantes papéis na política nacional, transitando entre ministérios e secretarias nos governos federal e estadual paulista. Foi reitor da USP, sendo responsável por importantes mudanças estruturais na instituição universitária. Goldemberg é presidente do Conselho de Sustentabilidade e do Comitê Energia da FecomercioSP.

Ives Gandra da Silva Martins: advogado, professor universitário e escritor com 44 títulos acadêmicos lançados no Brasil e no exterior, é um homem de grandes paixões — o Direito, a vida acadêmica, a fé, a literatura, o futebol e a família, personificada na devoção pela esposa, Ruth. Conviveu, e convive, com personalidades do Brasil e do exterior. Não foram poucos os encontros com políticos, artistas e empresários. Foi presidente da Academia Paulista de Letras (APL), eleito em votação unânime. Tem livros e artigos publicados em 21 países, com mais de 500 em coautoria e 100 de forma individual, além de mil estudos.

Como advogado, há décadas é reconhecido por elaborar pareceres jurídicos sobre a realidade político-jurídica do País. Começou a carreira de advogado na área trabalhista, em 1958, mas ganhou notoriedade como tributarista e constitucionalista. Assessorou informalmente o relator-geral da Constituinte de 1988, o então deputado Bernardo Cabral, e os presidentes das comissões que discutiam o texto constitucional. É presidente do Conselho Superior de Direito da FecomercioSP.

Conselhos da FecomercioSP

Notáveis, na sua primeira temporada, realça o trabalho de três conselhos da FecomercioSP: de Sustentabilidade (e do Comitê Energia); de Emprego e Relações do Trabalho; e Superior de Direito, nas figuras, respectivamente, de Goldemberg, Pastore e Gandra Martins, liderados pelo presidente Szajman.

A Entidade conta com diversos conselhos que atuam em áreas específicas do Comércio, dos Serviços e do Turismo, buscando o desenvolvimento do setor e a defesa dos interesses das empresas associadas. Esses órgãos são formados por representantes de diversos sindicatos e por especialistas, cujas atividades incluem a análise de questões relevantes para a categoria, a proposição de soluções e a realização de debates sobre temas como economia, trabalho, tributação e sustentabilidade, entre outros.

Por meio dos seus conselhos, comitês e outras áreas de atuação, a FecomercioSP busca promover o desenvolvimento do Comércio, dos Serviços e do Turismo no Estado de São Paulo, defendendo os interesses das empresas e contribuindo para o crescimento econômico.

Conheça aqui o projeto Notáveis.

ESTE CONTEÚDO FAZ PARTE DA EDIÇÃO #489 (NOV/DEZ) DA REVISTA PB. CONFIRA A ÍNTEGRA, DISPONÍVEL AQUI.

Gustavo Rossetti Viana
Annima de Mattos
Gustavo Rossetti Viana
Annima de Mattos